O FUTURO DA HUMANIDE - REFLEXÕES






segunda-feira, 27 de março de 2023

ONDA SENOIDAL.

Penso que a humanidade está evoluindo e não regridindo, como pensam alguns.

A evolução humana pode ser representada por uma onda senoidal onde as guerras, as pandemias, a degradação moral, cultural e política são representadas sempre nos senoides inferiores dessa onda. E os senoides superiores  representam os períodos de paz, prosperidade, avanços cientificos, tecnológicos, políticos e filosóficos.

Há que se apontar algumas caracteristicas dessa onda evolutiva:

Os fundos de poços representados pelos senoides inferiores, tempos de crises, são propulsores, isto é, promovem a criatividade, geram soluções e jogam a humanidade para cima, já as facilidades do senoides superiores geram acomodação, degradaçao moral e são freios evolutivos que jogam a humanidade para baixo, reiniciando assim, um novo ciclo dessa onda evolutiva.

Além disso há um diferencial matemático nessa dinâmica, é o caráter geométrico acumulativo do conhecimento. É ele que garante que a cada senoide inferior, a cada ressurgir das cinzas, levantamos melhores que antes, (mais conhecimento cientifico, tecnologico e filosofico). Negar isto, é negar a capacidade de aprender e acumular conhecimento do primata humano, e isto não se consegue fazer.

O eixo dessa onda evolutiva é inclinado, onde a barbárie absoluta da pré historia (status de macacos),  está no inicio desse eixo, e a perfeição absoluta (status dos Deuses) está na parte alta, na outra extremidade do eixo dessa onda, representando a transcendência e o apogeu da evolucao humana.

Vou citar dois exemplos históricos pra se entender essa dinâmica antropológica.

Os séculos tenebrosos da Idade Média,
( senoide inferior) gerou o Renascimento, algum tempo depois (senoide superior). O renascimento foi fruto dos tempos dificeis da idade media, não tenha duvidas disso.

Outro exemplo:

A primeira e a segunda guerras mundiais quase 100.000.000 de mortos. ( senoide inferior) e o pós guerra, décadas de 50, 60, 70, e 80 (senoide superior).
De 1990 até hoje estamos novamente em queda livre para um senoide inferior, cujo fundo do poço ainda não chegamos.

Basta ver que estamos melhores, mais humanos e mais evoluidos que nossos anscentrais nômades da pré história...

Antonio Ferreira Rosa.